O conceito de energia é a capacidade de formar trabalho. Por sua vez, trabalho é a aplicação de uma força através de uma distância. Energia e trabalho são inseparáveis.
Formas de energia: luminnosa, mecânica, elétrica, nuclear, térmica e química.
A principal fonte de energia é o Sol. Nós, dependemos diretamente da vida vegetal, e do sol para conseguirmos nossa energia.
Na presença de O2 o alimento é desintegrado em CO2 e H2O, com a liberação de energia química, por processo metabólico denominado respiração. A respiração metabólica fornece a energia que precisamos para a realização de processos biológicos, como o trabalho químico do crescimento e o trabalho mecânico da contração muscular.
A energia liberada durante a desintegração dos alimentos não é diretamente utilizada para realizar trabalho. Ela é empregada para fabricar outro composto químico denominado adenosina trifosfato ( ATP).
ATP - Molécula chave para transformação e armazenamento de energia. É um componente de adenosina e grupos fosfatos.
O fornecimento de ATP às células musculares depende da ressíntese de ATP, a qual, por sua fez requer energia. Existem três sistemas através dos quais as células musculares passam a dispor dessa energia. Em um dos sistemas, o fosfogênio, a energia necessária para a ressíntese do ATP provém da desintegração de apenas um composto, a fosfocreatina (PC). Nos outros dois sistemas (glicólise anaeróbica e sistema aeróbico), uma série de reações químicas complexas envolvendo a desintegração das substâncias alimentares constitui a principal fonte de energia para a formação de ATP.